terça-feira, 27 de outubro de 2015

Simone de Beauvoir por Cleyde Yaconis


Simone de Beavouir está de volta - santo Enem - e lembrei de A Cerimônia do Adeus, peça do finalzinho dos anos 80, em que Cleyde Yaconis a interpretava. Foi a primeira vez que vi a grande atriz em cena. Abri Dama Discreta, livro sobre Cleyde que tive a honra de escrever, e a parte em que ela fala de Simone é tāo deliciosa, mas tāo deliciosa, que vou copiar aqui, ouvindo a voz de Cleyde, as pausas...

Cleyde Yaconis, Antonio Abujamra, Marcos Frota
"A Cerimônia do Adeus, que fiz em 1989, foi a melhor peça do Mauro Rasi e um encontro prazeroso com uma mulher extraordinária, a Simone de Beauvoir. O papel era pequeno, como texto, como aparição. Era uma personagem fantástica. O Marcos Frota fazia o menino de 16 anos apaixonado por aquela mulher fascinante.

Eu fiz toda a pesquisa de Simone de Beauvoir, chorei de rir porque era extraordinária aquela mulher. A minha entrada em cena chamava atençāo. Eu entrava andando reto, marcial e tirei isso de umas fitas a que assisti com horas de imagens dela. Era uma entrevista e ela estava sempre com as mãos cerradas, não abria as mãos uma única vez, e acabei incorporando essa característica dela na peça. Peguei a Simone de Beauvoir na fase dos 40 anos, porque se um adolescente se apaixona daquele jeito tem que ser uma mulher de 40. Outras pessoas fazem a peça e pegam a Simone com 60. Não é possível. Um menino lindo se apaixona por uma mulher experiente, que é depois dos 30.


O Sartre viajava de carro e de trem, ela ia a pé, andava dez, vinte quilômetros e dormia na estrada. Quando ela se apaixonou por um americano, pegava o avião em Paris e ia para Nova York só para se encontrar com ele e voltava. Era independente, livre, mulher, audaciosa. Então foi um prazer, mesmo num papel pequeno, transmitir o que era essa mulher do Sartre, que era preguiçoso, mole, moleirão. E ela dinâmica e fantástica. Depois eu achei muito engraçado, porque ela nunca morou com o Sartre, eles moravam separados. Com o último amante, a última paixão, ela caiu em contradição. O último, ela levou para morar com ela. Ela já com 60, e o amado, jovem."

Aqui dá pra ler Dama Discreta (Coleção Aplauso) inteiro e sem custos

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...