terça-feira, 3 de março de 2015

Pra esperar as lésbicas de Fernanda e Nathalia

Nathalia e Fernanda: Babilônia
Lá pelos anos 90, a discussão gay avançou tanto que retrocessos pareciam impensáveis. Não foi assim. Houve a evolução e depois um visível retrocesso. Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg vão interpretar um casal de lésbicas há trinta juntas na novela Babilônia, de Gilberto Braga pras nove da noite. A TV, assim como as artes em geral, tem o papel de moldar a sociedade, do mesmo modo que um ferreiro molda o ferro maciço com a bigorna. É importante debatermos questões que ainda geram preconceito justamente para acabar ele”, disse Fernanda em O Globo.

E aguardando as oitentonas Fernanda e Nathalia, dois bons momentos com atrizes mais velhas interpretando lésbicas.

A primeira é no cinema, em Desejo Proibido (If These Walls Could Talk 2, 2000), telefilme da HBO que mostrava a evolução da questão lésbica em três décadas, três gerações três histórias – quinze anos depois seria interessante uma quarta história, outra geração. A primeira história, nos anos 60, tem Edith e Abby (Vanessa e Redgrave e Marian Sheldes) juntas há 50 anos e enfrentando o desamparo da sociedade quando uma delas morre. É tocante. A produção é de Ellen DeGeneres, uma das vozes mais importantes na questão lésbica e que faz par com Sharon Stone na trama que encerra o filme.

Vanessa e Redgrave e Marian Sheldes: Desejo Proibido
De volta ao Brasil, para Alice, série da HBO. A tia da protagonista, vivida por Regina Braga vive com outra mulher (Denise Weinberg). E a cena de casamento das duas, ao som de Sangue Latino, é dos grandes momentos da diversidade na televisão.

Regina Braga e Denise Weinberg: Alice

Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...