domingo, 1 de março de 2015

O começo do fim da rua Moacir Pizza

Havia uma rua bucólica encravada nos Jardins, apenas um quarteirão ligando as alamedas Jaú e a Itu, a Moacir Pizza. Um prédio na esquina da Jaú, outro na da Itu e várias casas geminadas – residências, ateliers, cabeleireiros. Era uma espécie de fotografia no século 21 do que o bairro foi antes de ser tomado pelos prédios.

Rua Moacir Pizza, vítima do "reinventando a cidade" da Vitacon
Tem um “havia” lá no começo, né. Então, um belo dia chega a Vitacon “Reinventando a cidade” e lança suas garras sobre aquele bucolismo que não rende grana.


Primeiro a construtora comprou um estacionamento na Bela Cintra (paralela a Moacir Pizza) e depois um casarão que abrigava o restaurante Folha de Uva. Não satisfeitos com o espaço de dois terrenos na Bela Cintra, miraram na rua de trás, a interiorana Moacir Pizza – duas casas e um prédio de 3 andares. A proprietária da primeira casa a ser contatada até tentou resistir, mas aí começaram a ocorrer coisas estranhas: os quatro pneus do carro dela foram furados e houve mais, muito mais. A demolição das casas adquiridas pela Vitacon já começou. 

A primeira das três casas já está sendo demolida
Moacir Pizza, a rua, continua, mas sem o bucolismo e começa a fazer parte de um passado na cidade que parece odiar olhar para o seu passado. E toda a vez que leio o “Reinventando a cidade” (no site é “reinvente a cidade”), slogan da construtora, tenho ganas de... melhor deixar pra lá. 

PS: As construtoras não param e essa não é a única construção na região. Na esquina da Itu com a Bela Cintra, já está subindo um prédio imenso, no lugar de um casario. Aqui o link http://viledesm.blogspot.com/2015/02/o-casario-que-cidade-comeu.html 




6 comentários:

Justo disse...

Caro Ledesma, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho neste blog. É imprescindível que ainda haja espaço para informação e cultura na mídia!

Aproveito para convidá-lo a visitar o meu blog:

http://vitroladojustao.blogspot.com.br/

Carlos disse...

Eu vivi toda minha infância aí!!! Não sabia que estavam destruindo a rua, eu seria capaz de jurar, que jamais demoliriam nenhuma casa dessas. Eu morava no prédio de três andares, que aparece no fundo. O meu apartamento era o do meio (segundo andar) e no porão da casa de janela marrom, morava uma costureira, que tinha duas filhas, que brincavam com a gente e na casa em cima, morava uma família, que já não me lembro o nome, mas o filho da dona da casa, comprou um Mercury, conversível e um dia nos levou (a criançada da rua) para dar uma volta na redondeza, com a capota abaixada. Sério, só de relatar aqui, vejo a cena, o dia, o passeio, nunca mais vou me esquecer. Na casa em primeiro plano, com a janela clara (areia?), morava meu melhor amigo de infância e eu ia sempre nesta casa, para brincarmos de carrinho.
É evidente, que me lembro dos nomes das outras pessoas (mesmo já se passado mais de cinquenta anos), mas por razões óbvias, não citei.
Muito triste saber, que a querida rua da minha infância, está indo embora.
Abraços e obrigado por postar.

Sinceramente,

Carlos

Vilmar Ledesma disse...

@Carlos, obrigado pelo comentário. O prédio de três andares foi destruído na semana passada. A construção do prédio está a todo vapor e a ruazinha bucólica não existe mais

Vilmar Ledesma disse...

@Carlos, obrigado pelo comentário. O prédio de três andares foi destruído na semana passada. A construção do prédio está a todo vapor e a ruazinha bucólica não existe mais

Vilmar Ledesma disse...

@Carlos, obrigado pelo comentário. O prédio de três andares foi destruído na semana passada. A construção do prédio está a todo vapor e a ruazinha bucólica não existe mais

Carlos disse...

Oh, meu Deus, que triste!
Obrigado pela atenção, que você deu pra nossa querida rua.

Abraço,

Carlos

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...