terça-feira, 1 de abril de 2014

Jornais americanos: militares do Brasil são mesmos de 1889



A notícia está no meio da página 4 do Diário Carioca, de 3 de abril de 1964. A leitura é rápida e esclarecedora. Na mesma página, outra que vale a pena ler: Mourão: golpe estava montado e prisão de líderes ajudou muito (no final, a reprodução). Abaixo, a matéria do Diário Carioca sobre a imprensa americana e o golpe.

 Jornais americanos: militares do Brasil são mesmos de 1889

NOVA IORQUE – O “The New York Times” diz, em sua edição de ontem, não ser certo que o presidente João Goulart estava levando o país para o comunismo, acentuando que as Forças Armadas adotaram a mesma posição de 1889, quando da proclamação da República.
Ressalta o telegrama da agência norte-americana UPI que o Sr. João Goulart não pôde modificar a estrutura do exército, “integrada por elementos da classe média, conservadora”. Adverte o órgão americano: “Seja quem fôr o vencedor, terá que se produzir, agora, um longo período de convalescença política e econômica”.

EQUILÍBRIO
O exército, segundo o “New York Times”, é constituído de “elementos da classe média conservadora”. Aponta o órgão a existência de “desequilíbrio entre as famílias que muito têm e os que nada têm, o que é agravado pela inflação”.
“Washington Post” diz que a luta no Brasil “é algo mais que uma disputa entre maus e bons”. Após colocar a posição do sr. João Goulart como “inclinado para a esquerda diz o “Washington Post”: “Mas também é certo que o sr. João Goulart apoiava a realização das reformas de base e que a oposição ao seu regime, por parte dos ricos e poderosos, não se baseava inteiramente no conluio do presidente com os comunistas”.

IMPARCIAL

O governo norte-americano se declarou “imparcial” na crise. Funcionário do Departamento de Estado disseram que o presidente Lyndon Johnson se manteve “informado” sobre a crise. Asseguram que “se o presidente Goulart apresentasse renúncia em favor do deputado Raineri Mazzilli “não haveria rompimento de relações”. 


Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...