sábado, 8 de março de 2014

Há 40 anos... Goodbye Yellow Brick Road

O LP nacional simples, o CD duplo e o DVD Goodbye Yellow Brick Road
Na contracapa da Mojo, o anúncio dos 40 anos de Goodbye Yellow Brick Road. O disco de Elton John foi lançado em 1973 e dia 24 de março sai uma edição comemorativa (detalhes aqui http://www.eltonjohn.com/ ). Primeiro o susto, depois as lembranças – foi dos meus primeiros LPs. Tá, não deve ter sido exatamente há 40 anos, que naqueles tempo demorava a chegar por aqui e mais ainda às cidades pequenas e eu morava em São Gabriel, interior do Rio Grande do Sul. Lembro que meu primeiro Elton John (e preferido até hoje, sei de cor todas as músicas) foi Captain Fantastic, o seguinte a Goodbye. De repente vem até a loja onde comprei Goodbye numa oferta. E olha o detalhe: originalmente era um álbum duplo, mas na edição brasileira virou um LP simples com 10 das 17 canções, sem encarte e sem as letras. E só fui ouvir o disco na íntegra quando lançado em CD, lá pela metade dos anos 90. Fiquei maravilhado com o encarte que trazia todas as letras e ilustrações incríveis e canções feito Sweet Painted Lady, The Ballad of Danny Bailey, Bennie and the Jets e outras que não estavam no LP brasileiro.
Tempos depois comprei um DVD com uma espécie de making of da gravação do disco e histórias deliciosas. Bom, mas o que interessa aqui são as lembranças que o tal anúncio me trouxe. Goodbye Yellow Brick Road é o que se chamava de disco conceitual, uma espécie de “ópera” de Elton John, que tinha 26 anos quando o lançou. Com suas botas de saltos altíssimos, macacões e óculos malucos, ele foi o primeiro ídolo do começo da minha adolescência. A mania era tamanha que meus amigos e eu sempre nos despedíamos com um “Goodbye Yellow Brick Road”. Sim, sabíamos o que significava, mas não entendíamos praticamente nada das letras. O que fazia a nossa cabeça era o som. E Goodbye Yellow Brick Road continua poderoso após esses anos todos. Claro que tô doido pela tal edição comemorativa, remasterizada, cheia de extras e tal. E um dia ainda encontro o LP duplo e gringo que nunca vi.

Aqui, um vídeo com os 40 anos de Goodbye Yellow Brick Road:


Nenhum comentário:

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...