quinta-feira, 30 de maio de 2013

A História das Canções: A Tua Presença Morena


Daquelas que já resistiram à passagem do tempo, A Tua Presença Morena foi composta por Caetano Veloso há mais de 40 anos e segue bela. Bela e acolhedora. Quem seria essa “presença morena” tão forte que domina a canção? Pensei nisso muitas vezes e hoje, ao ler uma matéria com Maria Bethânia e Nana Caymmi, veio a resposta.

A Tua Presença, 1971
Qualquer Coisa, 1975
A canção foi gravada pela primeira vez por Bethânia e dá título a um disco dela (A Tua Presença) lançado em 1971. Na capa um enigmático perfil (mais cabelos que rosto) em preto e branco e o repertório com Jesus Cristo (Roberto e Erasmo), antigos sambas canções, como Se Eu Morresse Amanhã (Antonio Maria) e Folha Morta (Ary Barroso) e uma em inglês (a nostálgica What´s New, provavelmente a única que ela gravou nessa língua). E no terreno das raridades está também a Bethânia compositora – Mano Caetano, assinada com Jorge Ben, que participa da gravação). E a primeira faixa do lado B é A Tua Presença Morena, mandada por Caetano do exílio londrino, junto com Janelas Abertas Nº2. Caetano gravou A Tua Presença quatro anos depois em Qualquer Coisa lançado em 1975, junto com Jóia.


Bom, mas qual é a história de A Tua Presença Morena? Na tal matéria do Globo, Nana diz que sua favorita dela é A Tua presença. Para surpresa da amiga, Bethânia conta: “Sabe que Caetano fez essa canção para Nossa Senhora? Essa presença é Nossa Senhora. Lindo, né? Ele fez o “Hino a Nossa Senhora da Purificação”, e em seguida fez essa”.

Abaixo o link para a ótima matéria de Leonardo Lichote em O Globo e vídeos com as gravações originais de Maria Bethânia e Caetano Veloso - o de Caetano é com imagens de Viva México, de Sergei Eisenstein. O terceiro vídeo traz Caetano ao vivo, em 2008, homenageando o aniversário de Bethânia com a canção. 






2 comentários:

ADEMAR AMANCIO disse...

Achei que fosse uma declaração de amor,de certa forma é,mas não é uma canção-romântica.

Unknown disse...

Uma canção maravilhosa que define exatamente a sensação de se estar presente na energia de um Orixá. Magnifica!

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...