sábado, 23 de fevereiro de 2013

A história das canções: Quero Voltar Pra Bahia


Revista Amiga, setembro 1970

A página da revista Amiga, de setembro de 1970 (ao lado), surgiu dia desses. Pouco tempo depois, alguém comentou que só conhecia Quero Voltar Para Bahia e se eu tinha outras do Paulo Diniz. Sempre atento aos sinais, lembrei da matéria e levei alguns dias para encontrá-la numa das tantas pastas de guardados que adoro acumular. Mas qual a importância da tal página? Seguinte: ali, Paulo Diniz conta que compôs a canção pro Caetano Veloso. Desconfiava disso, mas não me lembrava de ter lido a respeito. Então, eis mais uma composta pra Caetano em tempos de exílio – a outra é Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos, de Roberto Carlos. Abaixo, o trecho da reportagem assinada por Paulo Lopes em que Paulo Diniz fala a respeito. Ah, não tinha discos do Paulo Diniz, comprei o Quero Voltar Pra Bahia e me apeguei a outra dele, Piri Piri, que tá lá embaixo, após Quero Voltar Pra Bahia, claro.


E como nasceu Quero Voltar pra Bahia?
Caetano Veloso escreveu uma carta para um amigo meu, dizendo que estava aprendendo inglês, que estava morrendo de saudades do Brasil e da Bahia. Então escrevi a música, que em certa parte  diz: “Eu não vim aqui para ser feliz, cadê o meu sol dourado, cadê as coisas do meu país”.

E por que aquela frase em inglês na música?
Eu explico. Quando comecei a escrever a letra, pensei que a primeira frase que ele iria aprender em inglês era esta (em inglês de beira do cais): “I don´t want to stay “hia”, I wanna to go back to Bahia”.

Caetano Veloso já ouviu sua música?
Já. E chorou. É por estas e outras que eu acho o Caetano o maior poeta brasileiro.



7 comentários:

Anônimo disse...

Só para acrescentar, Caetano incluiu trechos da canção na versão de Asa Branca que ele cantou em inglês no disco de 1970 ainda no exílio, é de arrepiar!!!. Parabéns pelo blog.

Jailson Crepaldi disse...

Olá estou procurando uma versão dessa musica em estilo reggae(como na musica diferentes de wilson sideral) essa musica tocou na radio que eu ouvia e a voz do cantor lembra o samuel rosa ou alguem com a voz parecida e outra coisa importante na frase" noticias minhas para o pasquim" ele canta "via internet eu mando noticias minhas para o Brasil" eu amava essa musica sem saber o nome do cantor nem o nome da musica , só acho na internet a original infelizmente! se puder ajudar mande e-mail crepaldi12@hotmail.com

Valmir disse...

https://www.youtube.com/watch?v=J7GnWRIYeFg&ab_channel=mamahue-produ%C3%A7%C3%B5esCulturais%26Afins

Maria Lúcia Cunha Carneiro disse...

Talvez a versão que o Jailson Crepaldi procura, seja esta: https://youtu.be/554iBI8h954

Anônimo disse...

Se gostava tanto do Brasil, porque se mandou?

Maurição Lima disse...

Caetano foi obrigado a sair do País. Depois de preso no quartel de Realengo, no Rio, por uma acusação infundada de ter feito uma paródia do hino nacional (ele nunca fez isso), os bandidos de farda que usurparam o poder no Brasil botaram Caetano e Gil dentro de um avião e o mandaram para o exílio.

Unknown disse...

Pensar que em 2023 Caetano e sua trupe são a favor da censura mas, só se deu bem com o exílio.

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...