sábado, 22 de novembro de 2008

Pêlos e miados


Bem no comecinho do século, eu assinava a coluna Pipoca na revista Simples! O texto abaixo é adaptação de um publicado no número 2. E esse, claro, vai pra Ava, aquele monte de pêlos que eu amo.

De temperamento reservado, gatos são raros no cinema e faziam companhia à mocinhas destemidas. Mas as coisas mudaram e há tempos galãs também podem ter um pra chamar de seu, vide Richard Gere em Noiva em Fuga. E quem pensa que felinos não são chegados à aventuras precisa conferí-los em enrascadas à la Indiana Jones em As Aventuras de Chatran.


Um aviso para quem gosta de gatos, mas gosta mesmo: fique longe de Vida Sem Destino (Gummo), onde adolescentes se dedicam a exterminá-los. Quase o oposto da encantadora fábula tcheca Um Dia, Um Gato sobre um gatinho mágico que dá cor às pessoas ao seu redor de acordo com os sentimentos delas. Os desonestos, por exemplo, ficam cinza e os apaixonados, vermelhos.

O drama de onde deixar seu animalzinho nas férias aparece quando a garota parisiense de O Gato Sumiu volta pra casa e não encontra Grisgris que, apesar do nome é todo preto. E como nem só de beleza vive o mundo dos felinos, a gata da jovem Angelina Jolie no delicioso Corações Apaixonados faz o tipo assustadora.

Agora, clássico mesmo é o bichano que divide apartamento com Audrey Hepburn no cult Bonequinha de Luxo. Todo malhado de amarelo, chama-se simplesmente Gato e termina o filme espremido entre o casal apaixonado durante um daqueles beijos que só podem ser seguidos por um The End.

Pra nunca mais esquecer


sábado, 15 de novembro de 2008

O que é que é

Tudo que move. Um labirinto. Como a flor na primavera. Alegria, transformação. Uma coisa que quase sempre de um jeito ou de outro sempre acaba mal. Cego. Vem de nós e demora. Fluído como o vento, como o ar. Mais frio que a morte. O ridículo da vida. Flor roxa que nasce no coração dos troxa. Tudo que move. E tudo que move é sagrado.

Sob o signo da lua cheia

Volta e meia ela faz aparições marcantes, sempre na madrugada, quando os sentimentos calam mais forte, o silêncio domina tudo e o coração voa longe feito pássaro solitário. Agorinha mesmo, segunda hora do sábado, resolveu me surpreender. Pela janela vinha um ventinho frio e saí do sofá pra fechá-la. E não é que lá estava a bela, inteira, enigmática, majestosa, quase sorridente, como se a me espreitar estivesse. Ah, sua danada, esses vôos rasantes diante da minha janela têm sabor de acontecimento. Daqui a pouco... 3:15. "Eres como la noche, callada y constelada. Tu silencio es de estrella, tan lejano y sencillo"

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A banda do coração

Adoro uma música do Lou Reed que se chama A Perfect Day. E ontem foi dia de A Perfect Show, o do R.E.M., claro. Que é minha banda do coração qualquer um com quem tenha falado mais de cinco minutos sabe. Michael Stipe and friends ao vivo e de pertinho era um sonho – e é meio perigoso quando um se realiza. Não foi o caso. Ali tem tesão por tocar, tem respeito, tem história. Todo mundo fala na forma física da Madonna, pois queria vê-la no lugar do Michael Stipe por 30 minutos. Sempre ficava em dúvida sobre qual a minha preferida, isso agora acabou: Loosing My Religion, que pra mim é Perdendo meu cabaço, é imbatível. É lindo vê-los tocar as antigas com garra de primeira vez. Duas surpresas: Nightswimming (a da foto, que Michael cantou encostado no piano) e I´ve Been High, a segunda do disco Reveal. Abaixo, trecho dessa pra The One I Love.

What i want
What I really want is
Just to live my life on high
And I know
I know you want the same
I can see it in your eyes.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Falam por si

O Coração é um Caçador Solitário
Cem Anos de Solidão
Suave é a Noite
As Noites do Morro do Encanto
O Céu que nos Protege

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Eiiii


Bom dia, Vietnã
patinho amarelo, Robert
Espanha, Biloxi
Navio, avião
Chico, Noel
Joana francesa
Sanz, Neruda
Los mejores corazones son los rojos
Te pareces a mi alma,
Mariposa de sueño

Quem quer brincar de boneca? Texto de Vange Leonel

O filme Barbie está por todo lado. E de tanto ouvir falar em boneca, me lembrei de um texto de Vange Leonel sobre elas e fui até grrrls - Ga...